segunda-feira, 5 de setembro de 2011

PRIMAVERA DA SAÚDE




Fortalecer o Sistema Único de Saúde passa necessariamente pelo investimento de mais recursos públicos na saúde brasileira. A Fenafar, ao lado de várias entidades do movimento social, se unem mais uma vez para lutar por este importante direito do povo brasileiro e lançam a campanha "Primavera da Saúde", que tem como principal objetivo lutar pela regulamentação da EC 29. Leia a carta em que os movimentos sociais apresentam a campanha. Ajude a divulgar. Vamos fazer florescer um SUS mais forte.
PRIMAVERA DA SAÚDE
O direito universal à saúde nem foi sempre uma realidade para os brasileiros. Esse direito, tão caro ao desenvolvimento e à promoção da justiça social em nosso país, foi conquistado através da LUTA de sindicatos, movimentos populares e sociais, gestores e profissionais de saúde, estudantes, igrejas, universidades e partidos políticos unidos em uma ferrenha defesa da vida, da dignidade humana e da democracia.

O Sistema Único de Saúde (SUS) é produto desta luta de um povo que buscava redemocratizar seu país e garantir sua cidadania. A conquista do Sistema Único de Saúde na Constituição de 1988 criou as condições para a instalação da maior política social já vista na história deste país, porém nos anos que se seguiram à sua promulgação seguiu-se uma luta ainda mais dura: transformar o sonho de um sistema de saúde universal, integral, equânime e democrático em realidade.

Interesses privados contrários a efetivação do SUS, competição com os planos de saúde, escassez de profissionais qualificados, insuficiência da rede de serviços assistenciais, má vontade de alguns gestores e trabalhadores são apenas algumas das dificuldades encaradas ao longo dos últimos anos por aqueles que têm lutado pela efetivação do direito à saúde.
No entanto, nenhum problema parece tão agudo para a implementação do SUS quanto as limitações impostas pelo sub-financiamento do sistema. Mesmo nas localidades onde a implementação do SUS conseguiu alcançar mais avanços, a falta de recursos financeiros impede a efetivação plena do direito à saúde, tão duramente conquistado.
A regulamentação da Emenda Constitucional 29 permanece até os dias atuais como questão em aberto e em disputa. E é justamente em torno desta disputa que vê-se surgir uma faísca, e desta faísca uma nova chama que venha mais uma vez na história incendiar os movimentos sociais e movimentos populares na luta por direitos, pelo reconhecimento de cada brasileiro e brasileira como cidadão e cidadã, na efetivação do direito à defesa de sua vida, do direito à saúde.

A faísca foi lançada há alguns meses no congresso do CONASEMS onde se propôs um ato em defesa de uma regulamentação da emenda 29 que trouxesse efetivamente mais recursos para a saúde e, no último dia 24 de agosto, a faísca se fez chamas com um Ato Público que reuniu centenas de pessoas que tomaram o espaço do Congresso Nacional, a atenção dos parlamentares, e espaço da mídia, alcançando visibilidade nacional.

Incendiados pela força de mudança que mais uma vez se mostra viva, movimentos e entidades que lutam pelo direito à saúde e defendem o SUS, inspirados pelas várias primaveras revolucionárias de nossa história, anunciam a "Primavera da Saúde" – uma grande jornada de lutas e mobilizações em defesa da saúde pública brasileira, que alcance os quatro cantos do Brasil e produza a virada necessária para tornar a saúde um direito efetivo para todo cidadão e toda cidadã brasileiros.

Vamos incendiar corações e mentes em defesa do direito à saúde, vamos fortalecer o movimento pela regulamentação da EC29 que efetivamente traga os recursos necessários ao pleno desenvolvimento do SUS. Com as flores da mudança na mente, vamos produzir a Primavera na Saúde com a qual sonhamos e pela qual lutamos! Com a história na mão vamos embora fazer acontecer: a hora é agora, saúde prioridade para o Brasil!

A primeira atividade da jornada de mobilização da "Primavera da Saúde" será a realização de um abraço ao Palácio do Planalto, previsto para o próximo dia 14 de setembro, onde os militantes do SUS presentearão com flores a presidenta Dilma, numa demonstração de que ela terá todo o apoio da sociedade e dos movimentos e entidades que lutam em defesa do SUS para cumprir o seu compromisso de campanha, registrado no programa de governo protocolado no TSE e reafirmado em seu discurso de posse, e regulamentar a emenda 29.

Estão previstas várias outras atividades para a "Primavera da Saúde" , incluindo atos públicos nas conferências estaduais de saúde para sensibilização dos governadores estaduais. Todas as entidades e movimentos são convidados a participar das atividades e a propor atividades novas. Para mais informações favor entrar em contato por e-mail:primaveradasaude@gmail.com

Primavera da Saúde – Semeando lutas para o florescimento do SUS

sábado, 12 de março de 2011

HOMENAGEM DO DIA

Especial Minha Mãe... ONIÊDA BENIGNO, PEDAGOGA DE TARAUACÁ
O sucesso é daqueles que batalham, e com toda certeza você é merecedora desse sucesso. Parabéns pela formatura!

Que a alegria da formatura hoje, fique para sempre em você, para que a felicidade também contagie aqueles que da sua profissão se beneficiarem. Meus parabéns!
Pessoas grandes são aquelas que lutam por ideais, e hoje nesta formatura você prova ser parte desssas pessoas. Parabéns pela formatura!
A sua conquista vai impulsionar outras buscas e abrir novos horizontes, sempre apontando para um futuro muito luminoso. Parabéns e muito sucesso!
Por acreditar que este dia chagaria, você se esforçou e buscou a cada dia o seu sonho. Merecidamente venceu, e hoje os aplausos são todos para você!
O que você alcançou hoje é uma pequena parte do que você ainda pode conquistar com o seu talento. Parabéns!
O talento, a força de vontade e a persistência trouxeram você até aqui. Parabéns! Espero que esta vitória seja o início de muitas outras conquistas.
Digo tudo isso porque sei de todas as tuas dificuldades, e a sua vitória também é minha...TE AMO MÃE...PARABÉNS...

sexta-feira, 11 de março de 2011

SOLENIDADE DE FORMATURA DOS NOVOS PEDAGOGOS DE TARAUACÁ

O Governo do Estado e a Reitoria da Universidade de Brasília - UNB, já estão distribuindo convites aos representantes dos Poderes Públicos e da Sociedade Civil Organizada, para participarem da Solenidade de Formatura de mais 84 Novos Pedagogos do Município de Tarauacá.


O Evento acontece no próximo sábado dia 12 de março, às 19 horas, no Clube das Acácias.




A programação começou nesta quinta feira (10) com um culto evangélico, continua na sexta feira com a realização de uma missa na igreja católica e se encerra no sábado com a grande formatura.


O Curso de Graduação em Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília formou mais 84 profissionais para o Magistério de Educação Infantil e Início de Escolarização para os diferentes sujeitos da aprendizagem no Ensino Fundamental e para a gestão do trabalho pedagógico em espaços escolares e não escolares. 

O currículo do Curso de Pedagogia contempla a formação docente e a atuação do pedagogo em diferentes campos de aprendizagem.

A formação acadêmica dos estudantes do Curso de Pedagogia compreende a relação entre ensino, pesquisa e extensão, com a construção teórico-prática dos conhecimentos no campo educativo. Articula conhecimentos sociológicos, políticos, antropológicos, ecológicos, psicológicos, filosóficos, artísticos, cultural e histórico.

O Projeto Acadêmico do Curso propicia aporte teórico, metodológico e político para inserção do Pedagogo no mundo do trabalho, capacitado para contribuir com as transformações inerentes ao campo social. Questionar, intervir e modificar tem sido pertinente ao papel do educador na sociedade brasileira e o Curso de Pedagogia tem tido essa perspectiva na formação do pedagogo.



quinta-feira, 10 de março de 2011

I ENCONTRO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE SAÚDE COLETIVA - I ENESC

Os estudantes de Saúde Coletiva de todo o Brasil estão se reunindo no Rio de Janeiro, no período de 20 a 24 de Abril de 2011. O encontro, chamado ENESC - Encontro Nacional dos Estudantes de Saúde Coletiva visa a ¨Construção da Graduação¨, por se um curso novo existe a necessidade de unificar as idéias dos estudantes e coordenadores das Graduações de Saúde Coletiva de todo o Brasil em busca de melhorias para os cursos visando a realidade de cada Estado envolvido.
Para maiores informações acessem: http://enesc2011.blogspot.com, aqui você obterá todas as informações sobre o encontro.
¨Assim como fui à Brasília no pré-enesc. Eu estarei lá representando a Universidade Federal do Acre. ¨